Total de visualizações de página

sábado, 29 de junho de 2013

A revolta dos vinte centavos





Em junho de 2013, o mundo viu a população brasileira sair às ruas, reivindicando direitos. Esses protestos  poderiam ser chamados por diversos nomes, mas, o mais adequado seria " a revolta dos vinte centavos", visto que o "estopim" do movimento foi o aumento de 0,20 no preço das passagens de ônibus. Porém, muito mais do que a redução desse preço , o movimento conseguiu importantes conquistas, sendo a mais relevante de todas a elevação da autoestima e do patriotismo brasileiros.

Entre esses avanços conseguidos, pode-se citar o arquivamento da PEC-37 , proposta de emenda constitucional que acabaria com o poder investigativo do Ministério Público. Outro fato importante foi o projeto de lei que define a corrupção como um 'crime hediondo', o que impede que os acusados sejam libertados após pagamento de fianças e que aumenta a pena mínima que pode ser imposta a responsáveis por delitos como desvio de recursos públicos.A Câmara dos Deputados, por sua vez, aprovou um projeto de lei que proíbe o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades, assim como uma iniciativa que reduz os impostos sobre concessionárias de transporte público, o que pode reduzir os preços das passagens.

 Porém, apesar da grande importância de tais conquistas, nada se compara ao "despertar" do povo brasileiro. Nesses protestos, jovens, adultos e idosos foram às ruas para requerer direitos, fazendo jus ao artigo da Constituição o qual  diz que "Todo poder emana do povo. Isso elevou o sentimento patriótico da população, que passou a se sentir mais forte e valorizada.

Dessa forma, como todo o mundo testemunhou, "não foi somente por vinte centavos" que o povo brasileiro foi às ruas protestar. Foi por uma série de questões. E por consequência, conseguiu-se muito mais. Conseguiu-se que o povo , finalmente tivesse voz, para lutar por seus direitos e , o que é melhor, consegui-los.